*Siga-me também!*

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como escolher um bom lençol!

Uma das fases mais deliciosas dos preparativos do casamento é a hora de montar o enxoval! São tantos itens lindos, lençóis de sei lá quantos fios, algodão egípcio, percal, jacquard, piquê, matelassê… Hummm, uma maravilha de enlouquecer qualquer noivinha!! Eu adoro uma cama de revista, bem arrumada, como tudo cheirosinho, cheia de travesseiros e itens coordenados! A roupa de cama ajuda a decorar o quarto, por isso deve ser bonita e estar em harmonia com todo o ambiente e estilo de decoração escolhido. Pra que vocês não se percam com tantas opções, seguem algumas dicas que vão ajudar a escolherem seus lindos lençóis e dormirem bem tranquilas! Em primeiro lugar, temos que ter em mente que os lençóis devem durar anos e anos! Por isso que eu acho importante investirmos em materiais de qualidade. É lógico que tem lençol pra todos os gostos e bolsos, mas uma coisa que faz a diferença é o material da nossa roupa de cama.




Material Um bom lençol deve ser 100% algodão. O algodão egípcio e o Pima Cotton são os materiais de melhor qualidade. O que isso significa? Um lençol macio, que não forma bolinhas e dura bastante! O algodão egípcio é sem dúvida a fibra mais chique e macia que existe. Durável e luxuosa é normalmente oferecida pelas boas marcas. Este tipo de algodão, de fibras longas, é cultivado somente no Egito, graças ao clima ideal para a planta. Já o Pima Cotton também é uma fibra têxtil de ótimo comprimento e pode ser encontrado em qualquer parte do mundo. Qualquer um dos dois materiais são fibras excelentes, usadas nos melhores lençóis e proporcionam maior conforto, durabilidade e capacidade de absorção. Número de fios Mas e o número de fios? Qual a diferença entre eles e pra que servem? A quantidade de fios por polegada determina a maciez e a durabilidade do tecido. Os lençóis mais fofinhos e macios tem no mínimo 200 fios por polegada. Um lençol com 200 a 220 fios por polegada é considerado muito bom e elegante. Com 230 a 300 fios por polegada o lençol é maravilhoso, o toque super macio e especial. Lençóis com 600 fios ou mais parecem um cetim! São os mais nobres de todos! Formas de confecção: Os lençóis especiais podem ser confeccionados de várias maneiras. As mais conhecidas são: percal, acetinado, adamascado e jacquard. Percal: Com uma trama plana e simples, é bem durável. É muito usado nos lençóis com bordados ou com desenhos. Acetinado: Os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são sempre confeccionados com o nobre algodão egípcio, tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos. Adamascados e Jacquard: A trama do Jacquard é feita em um tear especial. O tear de jacquard foi inventado no século XVI, permitindo que o desenho fosse incorporado ao tecido e não impresso. Hoje, máquinas especiais computadorizadas geram belas tramas e desenhos. O adamascado é um tipo de jacquard muito bonito. É aquele que forma desenhos ou listras em tom sobre tom. Por hoje é só na próxima terça vou dar continuidade a esse assunto, e volto com a quantidade de cada item que tem que ter no enxoval da noiva.
Uma maravilhosa terça minhas amigas!! Abraços

5 comentários:

  1. Olá Marcia, boa tarde.
    Obrigada pela explicação, muito útil!
    Os lençois que mostrou na primeira foto também estão muito lindos.
    Bjs,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, comprei 2 lençóis logo quando comprei minha cama king e amei, super macio nunca formou bolinhas. Mas joguei a embalagem fora e de lá pra cá não acerto comprar lençol. Forma sempre bolinhas que parecem areia na cama.... ai que nervo. Foi bom saber disso, vou olhar na embalagem antes de comprar.
    ; )

    Bjs

    http://pequenasconquistasgrandesfelicidades.blogspot.com.br/
    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi obrigada pelas dicas adoro lençóis de algodão.

    ResponderExcluir
  4. HOLA, COMO STAS? TUS TRABAJOS SON HERMOSO, TE FELICITO, QUE DIOS BENDIGA TU CREATIVIDAD.. AHORA TE SIGO, VISITAME TAMBIÉN, SIEMPRE SERAS BIENVENIDA.. ANÍMATE.. BESOS, ABRAZOS Y BENDICIONES.
    ZHOBEYD@....

    ResponderExcluir
  5. Menina, que coincidência. Estou com uma postagem engatilhada sobre o assunto. Aprendi mais aqui.
    Quando pesquisei, fiquei boba de saber a quantidade de fios que um bom tecido pode ter, é muuito!
    E não precisamos ser ricas para ter um bom lençol. Há opções mais ao alcance de nossas mãos. Ainda bem rs

    bjs

    ResponderExcluir

Olá, queridas amigas! É um prazer ler vossos comentários a respeito de meus trabalhos. Isso me incentiva a fazer tudo, cada vez melhor. Obrigada!
Beijinhos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...